Vereador VÍtor realizará Gaymada beneficente: celebração do mês do orgulho e da diversidade no esporte
- Clara Campos
- 16 de jun.
- 2 min de leitura

Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, o vereador Vitor Costa realiza no dia 21 de junho, a partir das 13h, no Poliesportivo (Rua Getúlio Vargas, 930 – Centro), a Gaymada, um evento que une esporte, arte e solidariedade em um espaço seguro e acolhedor para todas as pessoas. A atividade é construída coletivamente com diversos movimentos e coletivos da cidade: o MGD – Movimento LGBTQIAPN+ de Divinópolis, o Coletivo Somos Gerais, o Rolezin das LBPT, o Coletivo Trans e o Movimento Unificado Negro de Divinópolis (MUNDI), com apoio institucional da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude (Semej), além da presença do CTA/SAE com ações de prevenção e orientação em saúde, e apoio cultural da produtora Divina Night, referência nas festas LGBTQIAPN+ da cidade.
A Gaymada tem esse nome justamente para causar estranhamento e convidar à reflexão: por que ainda soa estranho relacionar esporte e diversidade? Em um cenário onde o ambiente esportivo muitas vezes se torna palco de intolerância, o evento afirma com firmeza que aqui, todas, todos e todes são bem-vindos. A Gaymada é um espaço de acolhimento, respeito e celebração da diversidade.
Além das partidas esportivas, o evento contará com apresentações culturais abertas à comunidade. Artistas e grupos interessados podem se inscrever por meio do link disponível nos stories e canais oficiais do vereador. A atividade também tem caráter solidário: pede-se a doação de 1 litro de leite, que será destinado à Casa de Assistência Irmã Scheilla, que acolhe pessoas vivendo com HIV/AIDS em situação de vulnerabilidade.
Embora outros homossexuais já tenham passado pela Câmara Municipal, Vitor Costa já fez história ao ser o primeiro vereador de Divinópolis a se declarar publicamente gay, como consta no registro oficial de sua candidatura no site do TRE. A Gaymada é mais uma expressão do seu compromisso com a visibilidade, os direitos humanos e a construção de políticas públicas inclusivas.
A organização destaca: Crianças são bem-vindas, mas sua participação é de responsabilidade dos pais ou responsáveis.



Comentários