Vereador Vítor Costa fiscaliza aglutinação e fechamento de turmas na Rede Municipal de Divinópolis
- Clara Campos
- há 6 dias
- 2 min de leitura

Em sua constante defesa pela educação pública de qualidade, o vereador Vítor Costa tem intensificado as fiscalizações sobre o fechamento de turmas e a aglutinação arbitrária de alunos nas escolas de Divinópolis. Na terça-feira (29), o vereador realizou uma série de visitas para verificar as condições de diversas unidades de ensino após denúncias da comunidade escolar.
Escola Hermínia Corgozinho - Bairro Bela Vista
Um dos focos foi a possibilidade de fechamento de uma das turmas do 8º ano. Essa decisão foi tomada sem consultar pais, alunos ou professores. Vítor Costa visitou a escola, conversou com a comunidade escolar e destacou: “O espaço físico pode estar adequado, mas o mais importante é garantir um atendimento educacional de qualidade. É preciso atenção especial aos alunos atípicos que compõem essa turma.” O caso foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação e à Comissão de Educação da Câmara.
CMEI Vicente Amador - Bairro Belvedere I
Em outro caso, a proposta de aglutinação de duas turmas do 2º período foi prontamente revertida após forte mobilização dos pais e a atuação do mandato de Vítor Costa. Após a intervenção do vereador e diálogo com a Secretaria Municipal de Educação, a decisão foi revista, assegurando a qualidade do ensino para as crianças.
CETEPE - Bairro São Sebastião
Durante uma visita surpresa à unidade, realizada junto à conselheira municipal de Educação, Ana Cláudia Calixto, o vereador identificou mais um caso de aglutinação de turmas. Vítor Costa reforçou a sua posição: “Educação é um investimento, não um gasto. Nossa responsabilidade é garantir que os alunos recebam um ensino de qualidade.”
Escola Professora Evelina Greco - Bairro Santa Lúcia
Outro foco de fiscalização foi a situação na Escola Professora Evelina Greco, onde duas turmas estavam aglutinadas, sendo uma delas em desacordo com as normas que regem a capacidade máxima de alunos por sala. Além disso, os pais e responsáveis foram informados apenas por um bilhete, sem o devido processo de consulta. O vereador já está acompanhando o caso de perto e exigiu soluções rápidas para o problema.
O MOVIMENTO “ESCOLA NÃO SE FECHA”
Vítor Costa, autor do movimento “Escola Não Se Fecha”, continua a lutar contra o fechamento de turmas, especialmente nas turmas da EJA, e o fechamento de escolas públicas. O movimento, que também conta com apoio da Secretaria Nacional de Finanças do PT, Gleide Andrade, busca garantir o direito à educação de qualidade e o fortalecimento das políticas públicas para o setor. Essa mobilização local reflete a luta nacional em defesa dos direitos dos estudantes e da valorização da educação.
Acompanhe as atualizações e ações do vereador Vítor Costa nas redes sociais: @uaivittor
Estamos juntos!!!