Aposentados e pensionistas já podem contestar descontos indevidos no INSS presencialmente nos Correios
- Clara Campos
- 2 de jun.
- 2 min de leitura

Desde a última sexta-feira, 30 de maio, aposentados e pensionistas de todo o Brasil já podem contar com mais uma alternativa para garantir seus direitos: o atendimento presencial nas agências dos Correios para tratar de descontos associativos não autorizados em seus benefícios do INSS.
A nova modalidade foi pensada especialmente para quem tem dificuldade em acessar canais digitais, como o aplicativo Meu INSS, o site do INSS ou a Central 135. O serviço já está disponível em mais de 5 mil agências dos Correios em todo o país. Somente até o início da tarde do dia 30, mais de 30 mil atendimentos foram realizados em todo o Brasil.
Em Divinópolis, o atendimento pode ser realizado na agência dos Correios localizada na Avenida Antônio Olímpio de Morais 687, no Centro da cidade.
A iniciativa faz parte do compromisso do Governo Federal, sob a liderança do presidente Lula, em proteger os direitos dos mais vulneráveis e ampliar o acesso a serviços públicos com responsabilidade e inclusão. Autoridades do governo acompanharam o início dos atendimentos presencialmente em diversas regiões do país.
Quem pode procurar esse atendimento?
O atendimento presencial nos Correios é destinado especialmente a quem tem dificuldade de acessar o aplicativo, site ou telefone do INSS. No entanto, os canais digitais continuam sendo as formas preferenciais de atendimento. Se você já realizou o procedimento pelo Meu INSS ou pela Central 135, não é necessário ir até uma agência.
O que pode ser feito nas agências dos Correios?
No atendimento presencial, aposentados e pensionistas poderão:
Consultar se houve descontos no benefício;
Contestar descontos não autorizados;
Confirmar descontos que tenham sido efetivamente autorizados;
Acompanhar o resultado da contestação (disponível em até 15 dias úteis);
Analisar documentos enviados por associações;
Receber protocolo de atendimento com orientações para acompanhamento posterior via aplicativo.
Fique atento: cuidado com golpes!
Nenhum representante do INSS ou dos Correios está autorizado a realizar esse atendimento em domicílio. O serviço é oferecido apenas pelos canais oficiais:
Aplicativo Meu INSS
Site do INSS
Central 135
Agências dos Correios
Em caso de dúvida, busque sempre os canais oficiais antes de fornecer qualquer informação.



Comentários